quarta-feira, 19 de maio de 2010

Turismo e sociedade local

Turismo e a sociedade local


Ao longo de sua história, o ser humano tem avançado muito a respeito de si mesmo.
Idéias, ideais, ideologia, basta que o homem pense para que aflore em seu ser a vontade de uma vida melhor; com melhores condições na saúde, segurança, no emprego, na política, em suas horas de lazer e muito mais.
Quando falamos em idéias, o turismo em massa é um excelente exemplo, pois quando se compra um pacote de viagens os lugares a serem visitados são aqueles onde muitos já estiveram, os mesmos roteiros, tomar conhecimento das mesmas coisas, sempre acompanhados por um guia que mostra apenas o que foi determinado pela agência de viagens.
Segundo Marilena Chauí (p.108):
A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.
É notável a expansão do fenômeno turismo nos últimos tempos e sem dúvida isso se deve ao aumento do tempo livre, com redução das jornadas de trabalho e também à globalização uma vez que para ela as fronteiras são quase inexistentes.
Segundo Pascal (p.259):
“Considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, como conhecer o todo sem conhecer particularmente as partes”. Ora, há que extrair da fórmula de Pascal um tipo superior de inteligibilidade baseada na circularidade construtiva da explicação do todo pelas partes e das partes pelo todo, isto é, na qual essas duas explicações, sem poderem anular todos os seus caracteres concorrentes e antagônicos, se tornam complementares, no mesmo movimento que as associa.
Fazemos parte de uma sociedade e obedecemos às normas e cultura desse povo, porém ao mesmo tempo que fazemos parte de um todo temos nossas particularidades e qualidades individuais, assim, enquanto mudamos como pessoas nossas relações também mudam.
Como o turismo é uma atividade que ocorre em escala global e local,podemos dizer que para se alcançar o desenvolvimento em determinado local é necessário analisar o social e a economia do lugar e assim planejar em que sentido uma transformação pode trazer desenvolvimento e benefícios em determinado ambiente.
Devido sua extrema complexidade o turismo deve ser pensado como parte de um fenomeno social, político e ambiental, já que na maioria das vezes ele é encarado principalmente pelo aspecto economico. Por isso, para que o turismo possa além de beneficiar a população do local, trazendo empregos e meios para que possam prosperar juntamente com a exploração do território onde vivem, venham a causar impactos positivos.
É complexo falar num turismo que venha beneficiar somente as pessoas do local uma vez que o capitalismo faz o ser humano individualista e o pensamento no próximo é esquecido. O capitalista quer cada vez mais para si, impedindo e não dando oportunidades àqueles que teêm qualidades e certamente prosperariam se tivessem uma chance. O capitalismo faz com que os homens deixem de se unir em busca dos mesmos ideais indo atrás do seu sucesso. Mesmo com esses conflitos, podemos perceber que a comunidade local tem se beneficiado bastante com o turismo e aqueles que partiam de sua região para outras em busca de emprego já conseguem sobreviver no local de origem fazendo da atividade turistica o motivo dessa permanencia.
O desenvolvimento do turismo local faz com que a vida dos moradores do território sofra mudanças para melhor na qualidade de vida e financeiramente,uma vez que explorando as potencialidades locais, sempre tendo em vista a preservação do ambiente, serão obtidos resultados positivos e êxito nos empreendimentos e objetivos.
É difícil uma ordem permanente principalmente no que se refere ao turismo que por ser um sistema aberto está sempre sujeito a mudanças,então tudo tem que ser visto com muito bom senso para que tudo seja organizado a contento e desapareça a desordem.Também é imprescindível proporcionar um acolhimento especial ao visitante fazendo-o sentir-se bem, pois sempre desejamos voltar onde somos bem recebidos.
O contato entre turistas e residentes pode se tornar prazeroso e construtivo para ambos, pois é interagindo com outras pessoas que vamos tomando conhecimento de outros costumes. Nem todo turista gosta de conversar e procurar saber como vivem as pessoas do local visitado, porém aqueles que tem essa curiosidade podem perceber como é grande a bagagem de conhecimentos e descobertas que trazem consigo. As pessoas viajam em busca de particularidades e as encontram em outras manifestações culturais, afirmando a necessidade cada vez maior de conhecer outros costumes, tradições, pessoas de diferentes e locais exóticos. Dentro do contexto da modernidade o homem precisa saber quem é e quem sabe não seria tomando conhecimento de sua história que encontraria as respostas que tanto deseja.
É interessante mencionar que o turismo local seja pensado de maneira que fique de acordo com o ambiente para que se possa realizar um desenvolvimento específico tendo por base o próprio local esquecendo-se os tipos de desenvolvimento turístico que não tenham nada a ver com a realidade local e destrua a harmonia do meio ambiente, devastando a cultura do lugar, esgotando os recursos naturais provocando um problema social . Enfim, podemos dizer que o turismo propõe benefícios sociais, economicos, ambientais e culturais que leva ao tão desejado desenvolvimento local.

Izilda argenton

Nenhum comentário:

Postar um comentário