sábado, 15 de maio de 2010

Conexões para o fim da repressão.

A ideologia coloca uma nova forma de pensar na cabeça das pessoas, ela manipula quem ela quer, onde ela quer, e como ela quer.
Pois para a ideologia quem tem conhecimentos, quem é inteligente, culto é quem manda, e os outros que não possuem saberes, obedecem e trabalham para os inteligentes.
Essas pessoas que só obedecem, também possuem suas inteligências, mas a ideologia não os deixam se expressarem, dizerem o que pensam, pois ela já manipulou a cabeça do ser humano, dizendo que quem manda, é quem realmente tem autoridade, que seriam eles: pai, patrão, professor, cientista, governante.
Os heróis são aqueles que sofreram trabalhando, e que ainda sofrem lutando para sobreviver e enriquecer os “Grandes”, onde são esses grandes que a ideologia coloca como os verdadeiros heróis da história.
Mas os verdadeiros heróis ficam escondidos, que são aquelas pessoas que dão seu sangue para enriquecer mais ainda os ricos, mesmo assim não são devidamente reconhecidos e nem tem seu valor; pois a ideologia abafa suas lutas, seu trabalho, sua dignidade, o respeito, o valor social desses pequenos grandes homens.
O rizoma sendo um sistema aberto, multidisciplinar, utiliza-se das aproximações, da conexões que na ideologia não acontece; pois com o rizoma acontece a quebra da hierarquização, o rompimento do poder, quer dizer que não é só o todo que é valorizado, mas sim o estudo das partes com o todo, pois assim não ocorre muito o estudo das partes e pouco do todo, onde se estuda os dois juntos.
Na ideologia as partes seriam os que trabalham, o todo seriam os que governam, onde que na ideologia se dá mais valor no todo e menos nas partes.
Se a raiz do bambu é um rizoma, isso quer dizer que o conhecimento vai de baixo pra cima, do caule para as folhas, ou seja, o conhecimento começa das partes e vai para o todo.
Definição de Rizoma:
Em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que algumas plantas possuem. Ele cresce horizontalmente, gerando subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule da espada-de-são-jorge, do lírio-da-paz e da bananeira é totalmente subterrâneo. Mas, certos fetos também as orquídeas desenvolvem rizomas aéreos.
Os rizomas são importantes como órgãos de reprodução vegetativa ou assexuada de diversas plantas ornamentais, por exemplo: agapanto, espada-de-são-jorge, lírio-da-paz, samambaias e orquídeas.

O turismo é multidisciplinar, ou seja, é a junção de várias disciplinas, ocorrendo também no rizoma, pois ele é multidisciplinar.
Mas é o próprio ser humano que coloca essa ideologia, essa nova forma de pensar ver o mundo, mas ele esquece das destruições que ele está causando com ele próprio, com as outras pessoas, com o mundo e assim com as gerações futuras.
Já na subjetividade, a sua produção é social e mental, ou seja, ela é produzida na sociedade e na mente das pessoas.
Para se atuar na produção da subjetividade é preciso criar linhas de fuga; onde o desejo se expressa pelo discurso e é ai que se criam as linhas de fuga.
No rizoma: se junta as partes com o todo;
Na ideologia: se separa as partes do todo;
Na democracia: o todo é contra a parte.
Quando se para pra pensar com outro, isso é micropolitica.
A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano, onde este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.
Onde através dessa nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o “outro”; onde é a relação do mundo interno (individuo) com o mundo externo (social), assim resultando na formação do individuo, e também na construção de crenças e valores compartilhados constituem a experiência histórica e coletiva dos grupos e das populações, onde a subjetividade faz a união do todo com a parte, ou seja, a integração das partes forma o todo organizado de sentidos e conhecimentos.


Com os intelectuais e o poder, para começo de conversa devemos entender o que significa intelectual.
Intelectual: é uma pessoa que usa o seu “intelecto” para estudar, refletir ou especular acerca de idéias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva. Fonte: http://wikipedia.org/wiki.
Nos intelectuais e o poder ocorre também como na ideologia, ou seja, como o exemplo das prisões, que os prisioneiros são tratados como crianças, e as crianças sofrem uma infantilizarão.
Infantilizarão é quando sempre tem alguém pensando por nós.
Nas escolas as crianças devem sentar, escutar, copiar, aprender e sem questionar em muitas vezes o que pensam, ou acham sobre o assunto, o aprendizado, os professores, os diretores, a escola etc.
Essa infantilização seria onde pensam por nós, organizam por nós, onde tudo passa pelo estado (molar).
Quer dizer que não nos deixam falar, expressar o que pensarmos a sociedade, as outras pessoas já fazem isso pela gente, seria a ideologia interferindo novamente na nossa mente na sociedade.
A sociedade já faz a organização como:
Família: Pai.
Escola: Professor.
Empresa: Patrão.
Cadeia: Policia.
Sociedade: Governo.
O intelectual é aquele que luta contra as formas de poder, onde o objeto seria o instrumento, mas eles também fazem parte do poder, pois eles são agentes da consciência, eles pensam, refletem lutam contra o poder, seria também contra a ideologia.
Luta-se contra a tomada do poder, a destruição desse poder, tentando feri-lo, pegar o poder traiçoeiramente, onde ele está mais invisível.
Enquanto as pessoas não se unirem para conseguir metas para a quebra desse poder, ele vai continuar governando por muito tempo. O que acontece e que as pessoas aceitam as coisas impostas pela sociedade de bandeja, não questionam, não vão contra essas leis, esses ditos que a ideologia coloca. Pois com o rizoma as coisas são diferentes, nele ocorre a interação, a ligação, sendo assim se não houver conexões não se tem rizoma, já na ideologia isso é diferente, pois ela só do valor para o todo, e esquece das partes, mas porque isso ocorre devido à calma, a conscientização, o “tudo bem” que as pessoas respondem para essa manipulação que anos ocorre, e não vai aparar de acontecer se ninguém fizer nada.
Uma teoria é uma prática de se criar discursos, uma mudança mental que promove uma mudança social, aonde a prática vai sempre estar entre duas teorias; mas o quê seria uma teoria?
Teoria é uma ação de prática, e ação de teoria.
Pela definição do dicionário AURÉLIO;
Teoria: “conhecimento especulativo, meramente racional. Conjunto de princípios fundamentais duma arte ou duma ciência. Doutrina ou sistema fundado nesses princípios. Hipótese, suposição”.
A teoria seria o sábio, a prática seria o povo, ou seja, o sábio se utiliza da prática, do povo, para transmitir seus conhecimentos, suas descobertas, suas realizações.
Se uma teoria é uma prática, então o sábio é o povo.

A teoria ela se multiplica e multiplica, ou seja, nunca ele tem seu fim, pois sempre ela vai ter varias teorias com ação de prática.
Devem se fazer conexões para o fim das repressões e do poder!

Nome: Gislaine Thais Oliveira de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário