terça-feira, 18 de maio de 2010

conexão ?

Estou aqui em casa diante do meu PC debaixo do meu cobertor aproveitando o friozinho e quebrando minha cabeça ( “ penso logo existo “ Descartes ) para conseguir escrever o trabalho proposto pelo querido professor Fernando ( professor agente social e emissor e produtor de idéias, fala se um pouco desses agentes no texto “ A Ideologia da Competência” de Marilena Chauí ) que nos pediu carinhosamente para que produzíssemos um texto de duas paginas escrevendo sobre a conexão do Turismo com os textos da nossa pequena apostila, conexão que no caso me faz lembrar do texto que fui lendo durante minha caminhada matinal ao meu serviço texto nomeado de “ Rizoma “ de Félix Guattarri e Gilles Deleuze , que explica sobre a metáfora do Rizoma que remete para a multiplicidade e possui seis princípios básicos 1) Principio de conexão: todos os seus pontos estão conectados a qualquer outro. 2)Principio de heterogeneidade: composto de partes diferentes. 3)Principio de multiplicidade: o rizoma é multiplicidade que não pode ser reduzida a unidade. 4)Principio de cartografia: pode ser mapeado, cartografado e tal cartografia mostra que ele possui entradas múltiplas,ou seja pode ser acessado de diversos pontos. 5)Principio de ruptura assignificante: não possui nenhum processo de significação, de hierarquização. 6) Principio de decalcomania: pode ser copiado mas se colocar uma copia sobre o original nem sempre garante uma sobreposição perfeita.
Voltando ao Turismo seu estudo é uma área de recente desenvolvimento dentre as ciências sociais aplicadas. No Brasil os primeiros cursos superiores na área sugiram no início da década de 1970, destacando-se aqueles criados na antiga Faculdade Anhembi Morumbi e na Universidade de São Paulo, e também o da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo turismologo o termo utilizado designar o estudioso ou especialista na área ,determinada informação sobre o especialista do turismo conecta-se no caso com o pensamento de Marilena Chauí que falam sobre a “ Ideologia da Competência “ na qual mostra uma divisão entre os que possuem poder poruqe possuem saber e os que não possuem porque não possuem saber ,ou seja na Sociedade Capitalista que vivemos se da mais valor para as pessoas que conseguem freqüentar um curso superior por elas terem conhecimento desmerecendo assim as outras pessoas que não possuem as mesmas condições de ter um estudo mesmo isso sendo no caso culpa também da sociedade que vivemos onde prevalece as desigualdades que muitas vezes é camuflada pelos ideologia do capitalismo, conjunto de idéias e crenças que valoriza o ‘o ter “ nunca “o ser “ , sempre sou melhor porque tenho , sempre posso mais que aquele que não tem, tenho poder sobre os que não tem.
Todo esse papo de Capitalismo e poder daqueles que tem dinheiro me faz um conexão com um outro texto estudado em sala de aula chamado “ Os intelectuais e o poder ‘ que mostra uma conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze ( o segundo citado no caso o mesmo do texto do Rizoma) nesse texto é falado sobre as teorias que no caso são elaboradas pelos especialistas ,se pesquisa para chegar numa teoria e todas as teorias são certas para o tempo que elas foram elaboradas EX: cria- se uma teoria sobre o Turismo, durante um determinado tempo ela esta certa mas com o passar do anos essa teoria precisa de adaptar para acompanhar o desenvolvimento do Turismo. Outra questão citada por Marilena é a questão do Poder, ou seja de onde provem o poder? Quem possui o Poder ? O que é Poder?, essa questão é muito complexa é, o Poder na verdade esta embutido na cabeça das pessoas que se submetem ao poder da sociedade ou dos governantes que pensam pelas pessoas e dizem como elas devem viver e agir, mesmo que na verdade as pessoas no fundo de suas cabeças já tem as respostas e os conhecimentos de como dirigir as suas vidas, mas quem vai contra o sistema é taxado como louco.
Todos esse assunto e políticas abordados nas apostilas durante a aula possuem uma grande conexão com o estudo do Turismo, pois o Turismo está ligado com as pessoas e seus modos de viver e pensar e agir ,com suas relações familiares e seus grupos sócias cada individuo diferente do outro com seus gostos em particular e com suas próprias crenças regras, desejos, vontades, expectativas, e tudo quanto é política e ideologia mesmo certa ou errada consegue de uma maneira ou outra influenciar o andamento do da pratica do Turismo.


jonathan ivair pekin

Nenhum comentário:

Postar um comentário