sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ideologia da Competência

IDEOLOGIA DA COMPETÊNCIA

MAYKEL RODRIGUES AVES DA SILVA

A ideologia é uma ciência das ideias, conjuntos de crenças, tradições, princípios e mitos sustentados por um individuo ou grupo social, a ideologia sempre existiu,na ideologia burguesa foram criadas varias formas de tornar a sociedade submissa, calada que foram podadas pelos pais, escola, patrão e pelo governo.
No seculo XX foi uma mudança no processo de trabalho social, foi adotado um padrão de organização denominado fordismo O fordismo era auma divisão do trabalho onde cada indivíduo montava uma parte do produto, com isso produzia e lucrava mais. Com a divisão do trabalho a também uma perda de identidade e de prática, como exemplo, antes em Ibitinga o bordado era produzido a mão ou em uma máquina de borda de forma artesanal, mas hoje com a industrialização os bordados são produzidos em uma máquina industrial mais eficiente e eficaz, visando o lucro, No capitalismo não importa de onde vem o produto e nem quem produziu e sim onde vai mais vender.
Para uma empresa ser eficiente ela tem que oferecer formas para que o empregado cresça dentro dela, ou seja, ganhar mais STATUS, subir de classe social. Quanto mais alto está mais se tem poder de comanda assim como os gerentes, e quanto menos se sabe menos comanda como o operador que só executa o serviço. A administração é cega ela só vê o lucro, e o racional não é o homem e sim as organizações onde as pessoas acabam como complementos e servem como instrumento de produção.
A ideologia da competência é uma nova divisão de classes entre os competentes, pessoas que obtem um bom conhecimento como os gerentes e especialistas, e os incompetentes que ficam com os executores das tarefas comandadas pelos especialistas, toda essa divisão é controlada pelas organizações.
As organizações manipulam a sociedade para que ela se torne cada vez mais cega, vivendo uma vida totalmente alienada pelo capitalismo, onde ele mostra um modelo de vida que a sociedade deve seguir, querendo sempre ter mais, subir mais no emprego, ganhar mais no salário, comprar mais para aparecer mais diante dos outros, com isso criando uma guerra invisível, deixando de lado o ser para ter. O indivíduo não escuta, não pensa, não fala, apenas seque aquilo que o mercado e as organizações querem, acabando com a filosofia.
A competência privada ensina cada um de nós como indivíduos a nos comportarmos em diversas situações através de especialistas de televisão, de rádio, de revistas e livros de auto-ajuda a nos tornar o que eles querem e não o que nós queremos, e quem não seguir esse tipo de pensamentos é tido como louco ou esquisito.
As organizações criam ideologias que forçam as pessoas a tomarem atitudes e pensamentos contrarios com o que elas querem ou acham, e acabam muitas vezes insatisfeitas, isoladas e são também isoladas, como o desempregado que é tido para a sociedade como um vagabundo, preguiçoso, etc.
A ideologia não tem história porque produz vidas imaginárias e situações planejadas, algo pronto para a sociedade acreditar naquilo que não é verdade.
A televisão tem uma forma que unifica as pessoas, onde a sociedade está ligada, mas cada um no seu lugar, sendo alienadas como robos recebendo a programação, assistindo ao grande espetáculo da televisão, se distraindo, retirando sua atenção da realidade do que realmente importa " a realidade surge no espetáculo e o espetáculo é real " ou seja, o que existe de verdadeiro seria ou estaria na televisão, esquecendo da própria vida e reproduzindo em nossa mente uma padrão de vida das histórias imaginárias contidas em novelas e seriados.
O turismo de massa destrói as culturas, é uma ideologia dos alienados que visitam lugares sem interesse cultural, mas com objetivos de conhecer o que todos conhecem, justamente aquilo que a mídia divulga como modelo, tornando o lugar cítrico.
Mas há um novo tipo de turismo que surge para resgatar a cultura, um turismo partindo da comunidade, trazendo a tona o que as pessoas daquele lugar estão vivendo, dando sua opinião, se querem o turismo, o que preferem e pretendem, os segredos, as soluções para um turismo de verdade, e não o que as organizações querem como turismo, preferindo algo lucrativo interferindo na comunidade e no meio ambiente só para conseguir o que querem.
A única maneira de acabar com essas ideologias é com as práticas políticas, através da voz, da opinião e da filosofia, conversar e escutar, criticando a ideologia e preenchendo o vazio de nossas mentes com conhecimentos e não com encenações imaginárias ou histórias moldadas pela ideologia capitalista.

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