sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Ideologia da Competência

Francis Cristiane Maria

Afinal de contas, o que vem a ser ideologia?
Segundo a autora Marilena Chauí: A Ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras(de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.
É este massacramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação e é através disso que tomamos o falso pelo verdadeiro, o injusto por justo e assim por diante.
A Ideologia, como algo tão amplo, não é nada especifico. A definição de Marx e Engels de que a Ideologia não tem historia, é de grande importância para que compreendamos isso pois, como acreditar em algo que nos é imposto, essa falsa consciência que ele fala e que está presente na política, religião, nas culturas e em tudo, onde cada uma de suas idéias e doutrinas são impostas e as pessoas, acreditam como verdade absoluta, mas, que sempre estão evoluindo, se adaptando e modificando conforme o mundo se desenvolve e os interesses das classes dominantes também mudam.
Diante de tantos questionamentos e exemplos sobre a Ideologia como algo ruim, a autora nos mostra que a solução para que isso mude é uma pratica política nascida dos explorados e dominados. E que para isso acontecer, é necessário uma critica da ideologia, que consiste em preencher as lacunas e silêncios do pensamento e discurso ideológicos, obrigando-os a dizer tudo que não está dito.
Dessa forma, poderia-se dizer que a definição de Ideologia, é formada por cada um de nós e que sim, apesar de ser uma mascara da realidade, sendo usada para transformar a idéia de uma pequena classe em busca do que se quer, é preciso um senso critico para analisar e decidir o que se julga real e se aplica no meio em que se vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário