terça-feira, 30 de março de 2010

As filosofia políticas/Paulo,Marcelo e Adriana

As filosofias políticas

A volta dos castelos feudais, durante a idade média, formaram-se aldeias ou burgos.Enquanto na sociedade prevalecia a relação de vassalagem juramento de fidelidade prestado por um inferior a um superior que prometia proteger o vassalo.

Nos burgos a divisão social do trabalho fez aparecer uma outra organização social, ferreiros, médicos, arquitetos, comerciante, etc. As corporações fazem surgir uma nova classe social que nos séculos seguintes, irá tornar-se economicamente dominante e buscara também o domínio político: a burguesia, nascida dos burgos.

Na Itália a redescoberta das obras de pensadores, artistas e técnicos da cultura grega romano. Estamos no período conhecido com Renascimento, no qual se espera reencontrar o pensamento, as artes, a ética, as técnicas e a política existentes antes que o saber tivesse sido considerado privilegio da Igreja e os teólogos houvessem adquirido autoridade.

Embora diferentes e muitas vezes, contrarias as obras políticas medievais e renascentista operam num mundo cristão.Na verdade que as teorias medievais são teocráticas,enquanto as renascentistas procuram evitar a idéia de que o poder seria uma graça ou um favor divino;no entanto,embora recusem a teocracia,não podem recusar uma outra idéia cristã,qual seja,a de que o poder político só é legitimo se for justo e só será justo se estiver de acordo com a vontade de Deus.

Maquiavel e o pensamento político

A expressão Maquiavel nos faz pensar em um ser perverso, poderoso que usa as pessoas para conseguir o que deseja. Na nossa cultura é algo diabólico.

Maquiavel (1469-1527) é um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante, mas também trágica. Durante século XVI e XVII, o seu nome será sinônimo de crueldade. Na Inglaterra o seu nome tornou ainda mais popular o diminutivo Nick para nomear o diabo, não havendo pensador mais odiado nem mais incompreendido do que Maquiavel.

Sua obra funda pensamento político moderno, buscam oferecer respostas novas, as novas situações históricas que aconteciam diante de seus olhos.

Maquiavel foi diplomata e conselheiro dos governantes de Florença viu as lutas européias de centralização monárquica (França, Inglaterra, Espanha, Portugal). Viu a ascensão da burguesia comercial das grandes.

Continuação de A revolução maquiaveliana

A tradição grega torna a ética e a política inseparáveis, a romana coloca a ética e política na identidade do governante, e a cristã tornava o governante a encarnação e mistificação humana da vontade de Deus, esse conjunto de idéias é demolido por Maquiavel e essa demolição é melhor encontrada na figura do príncipe virtuoso.

No estudo da ética notamos que a questão central era “o que esta em nosso poder” que significa aquilo que podemos fazer livremente e “o que não esta em nosso poder” que significa aquilo que é imposto pela circunstância que nos rodeia, essa circunstancia foi chamada pela tradição filosófica de fortuna ouvirtude-fortuna como e melhor chamada para definir a virtude que o governante deve ter em relação à fortuna segundo Maquiavel.

Segundo Maquiavel a virtude do príncipe não deve estar relacionada com conceitos fixos, mas sim com a capacidade do mesmo de ser flexível em relação a situação, ele deve domar as circunstancia, deve ser cruel se preciso em outras circunstancia generoso, mentir em alguma e ser honrando em outras e etc. A fortuna segundo Maquiavel esta do lado de quem ta disposto a agarrara e dobrá-la para seu proveito.

Para Maquiavel coisas q poderiam ser vistas como errada do ponto de vista moral ou ético na vida social poderia ser consideradas certas do ponto de vista político. Por ter começado a teoria de política moderna lógica independente de religião, ética ou ordem natural foi visto como “maquiavélico” criando a idéia de política simples sem as mascaras da religião, moral ou ordem natural.

Para o ocidente cristão da época as idéias de Maquiavel foram consideradas satânicas de origem maligna por não serem fundamentadas em nenhuma ordem religiosa ou conceito aceito até então.

O mundo desordenado

Apesar de ser considerada atéia ou até satânica pelos cristãos da época a obra de Maquiavel se tornou obrigatória para o pensamento político da época obrigando assim fazendo com que os governantes devem justificar sua permanência no poder. Em alguns casos como a Francia é a Prússia surgiu a teoria do direito divino dos reis, porem essa visão teocrática não foi mantida e teóricos tiveram q elabora novas visões políticas partindo de Maquiavel.

Para entendermos essas teorias e políticas novas q surgiram precisamos conhecer alguns fatos ocorridos nos séculos XV e XVII. Alguns desses acontecimentos citados como, por exemplo, o surgimento de um novo grupo social chamado burguesia e alguns fatos ocorridos para osso foram;

· A decadência da aristocracia cujas riquezas foram consumidas nas guerras contra os árabes, muitos morrendo nas cruzadas sem deixar herdeiros outros contraíram dividas com a coroa para armamento e tiveram suas terras confiscadas pelo rei para cobrir suas dividas. Os servos dessas famílias migraram para cidade e tornaram-se comerciantes

· A decadência agrária por causa da peste negra que assolou a Europa no final da idade media e fez com que os camponeses viessem para o meu urbano.

· A vida urbana tornou o artesanato uma pratica mais comum fazendo com quem o comercio desenvolve-se.

· O comercio com oriente fez com se desse a origem de a origem de um novo tipo de riqueza, o capital proveniente da exploração do trabalho de homens pobres e livres.

Com as péssimas condições de trabalho e o aumento da miséria ouve revolta contra os mais ricos incluindo a que deu origem a reforma protestante acusando a igreja e a nobreza dos pecados de ambição exigindo a igualdade e apontando como principal virtude o trabalho e principal vicio a preguiça.

Com as mudanças que ouve devido ao desenvolvimento econômico das grandes cidades, o surgimento da burguesia, o crescimento da classe de trabalhadores pobres e livres, a Reforma Protestante, as inúmeras revoltas do povo alem de guerras e muitos outros houve uma nova situação histórica que fazia aparecer dois fatos impossíveis de se negar;

1. A existência do burguês sujeito q não podia invocar sangue real nem explicar sua mudança social porem existia e podia invocar a si mesmo.

2. A existência de conflitos entre indivíduos e grupos de indivíduos por cargos e posse de riquezas q anulavam a imagem cristã una, indivisiva e fraterna.

Com isso os teóricos foram forçados a criarem teorias capazes de explicar o porquê essas mudanças estavam ocorrendo que pudessem solucionar problemas de conflitos e guerras os forçando a indagarem novas questões sobre o que é a sociedade.

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